UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM
UFRGS – 2006 - 2007
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
PROA 17 - USO DE BLOGS E FLOGS NA EDUCAÇÃO
Grupo 05
ORKUT
DOCENTES
Iris Elisabeteth Tempel Costa
Mara Silva
Suzana de Souza Gutierrez
Alunas: Aladir Vitória Bonatto, Lúcia Oliveira e Roselene Pan
Introdução
Este trabalho vai informar o que concluímos com a pesquisa e a troca de informações com o grupo que foi definido para ser o grupo colaborativo, sobre o assunto ORKUT, vamos desenvolver um trabalho informando detalhes sobre a descrição da ferramenta, ambiente, aplicativo, breve história, características, finalidades, possibilidades de uso, teoria que sustenta o uso da ferramenta, resultado de depoimentos de seus usuários. Este projeto foi desenvolvido por ser uma exigência da disciplina proa 17, e será estudado para melhor aprendermos sobre essa ferramenta e seu possível uso na educação.
Desenvolvimento
"O orkut é uma comunidade virtual afiliada ao Google, criada em 22 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro do Google.Sistemas como o adotado pelo projetista, também são chamados de rede social."
É uma ferramenta de relacionamento, mesclado a entretenimento, é um ambiente de fácil navegação através dos ícones que dá acesso a todos os ambientes mesmo tendo o mínimo conhecimento de informática você pode manejá-lo com sucesso.
No site do Orkut são apresentadas, as principais características e funções do sistema.
O Orkut é uma rede de amigos, uma comunidade on-line destinada a amigos. O principal objetivo é tornar a sua vida social e a dos seus amigos mais ativa e estimulante. A rede social do Orkut pode lhe ajudar a manter relacionamentos existentes e a estabelecer novos, possibilitando o encontro de pessoas que jamais ocorreria antes. Orkut torna fácil encontrar pessoas as quais compartilham seus hobbys [sic] e interesses, encontrar relações amorosas ou estabelecer novos contatos profissionais. Você também pode criar e participar de várias comunidades on-line de discussão, restabelecer contato com antigos colegas de colégio ou trocar receitas de biscoito. Pesquisas mostram que outro motivo que leva muitas pessoas a utilizarem o orkut é a oportunidade de sair do anonimato, pois ao disponibilizar sua imagem e características pessoais para inúmeras pessoas, propicia que o sujeito torne-se célebre sem precisar de grandes performances para se tornar conhecido.
Dentre as inúmeras características do orkut, destacamos essas, inicialmente, porém percebemos que essa rede cresceu muito e foi parar em mãos não tão confiáveis assim como deveria ser. Ficou muito popular e muitos não estão sabendo usar como deveriam esse site de relacionamentos sociais, inclusive clonando dados pessoais, expondo pessoas ao ridículo perante sua rede de amigos e conhecidos. As comunidades também são construídas ao “bel prazer” de vândalos, para propor o terrorismo, o vandalismo, pois temos comunidades que tentam deturpar a imagem de pessoas de uma índole elibada, sendo que professores são as principais vitimas.
Finalidades do Orkut são: facilitar relacionamentos profissionais, compartilhar interesses comuns através de suas comunidades, encontros de pessoas que jamais iriam se conhecer, conhecer novas pessoas, encontrar amigos e parentes distantes e que você havia perdido o contato.
O ambiente comunidade do orkut poderia ser usada, como já estão sendo, para fazer pesquisa e torná-las pública, dentro de diversas áreas do conhecimento. Lembrando que elas estão restritas aos seus usuários.
Conclusão
Percebemos que o Orkut se apresenta como um grande banco de dados constituído por uma rede de amizades ou não. A utilidade pedagógica é aliar conteúdo X interação, fazendo com que os alunos conheçam os diferentes ambientes/comunidades que são discutidos tais temas. A prática também se alia a informação a ser mediada e transformada em conhecimento.
O orkut é mais uma proposta que pode tornar o processo ensino/ aprendizagem mais significativa e contribuir para a inclusão digital, sendo esta também mais uma forma, apesar de limitada, de integrar tecnologia e educação.