31 maio 2007

Educação e orkut

Colocarei aqui uma visão pessoal sobre o Orkut, algo para se pensar...
Conversando com um colega, a respeito do orkut e seu uso para a educação, o questionamento que ele me fez foi: Se a educação é para ser cada vez mais aberta, para que mais pessoas tenham acesso porque então abrir um fórum dentro de um orkut para o acesso das pessoas que se candidatem ou sejam convidadas para participar? Para ter acesso aos fóruns elas teriam que se inscrever no orkut. Meu colega Eoil me mostrou que ao utilizar um buscador, por exemplo, o google, ele não me permite o acesso ao fórum criando dentro do orkut. Refletindo sobre suas colocações pensei ser importante mostrar que realmente esta forma de trabalhar educação é muito restrita. Penso que se tenho possibilidades de que mais pessoas tenham acesso a conhecimentos diversos, uma das opções que temos é o blog, e nele a possibilidade de criar fórum, o que já fiz e deu certo, em 2006.
Onde fica o Orkut? Ele tem seu espaço na educação sim, de forma restrita e nos dias atuais todos nós devemos conhecer, pois é um dos meios mais utilizados por nossos alunos para diversos fins. Não preciso vivenciar o que os alunos fazem, mas conhecer para poder conversar com ele sobre o orkut, como alguém que trabalha com tecnologias e dessa forma poder dialogar sobre o assunto.

5 comentários:

Maristela disse...

Oi Colega, li sua postagem e gostaria de refletir contigo a questão da educação como processo de comunicação. Penso que estamos falando de uma pedagogia que proporciona formas de comunicação, blogs, wiki, e-mail, ferramentas síncronas tem ajudado bastante. O orkut na verdade está fazendo parte da vidas de muitas crianças e jovens, por proporcionar, a criação de comunidades e das pessoas se apresentarem no contexto digital. Talvez necessitaríamos de algumas pesquisa sobre isso!

Roselene disse...

Colegas Aladir e Lúcia, Oi! Postei no meu blog um vídeo sobre o orkut. É um tanto... mas gostaria que vocês dessem uma olhada e comentassem, obrigada. Bjs.

Verablog disse...

Olá! Li parte da pesquisa realizada pelo grupo e me envolvi nas leituras. A comunidade Orkut é hoje uma realidade e precisamos trabalhar com nossas crianças e jovens o bom uso dessa ferramenta virtual. Esse é um assunto que requer uma longa investigação,necessitando inserir-se e conhecer o que realmente existe divulgado em termos de idéias nessas comunidades. Esse assunto de pesquisa de vocês requer uma reflexão critica, de modo a exigir um posicionamento critico-reflexivo. Vera Frantz

Iris disse...

Olá, Roselene

Muito interessantes e oportunas as ponderações feitas. Precisamos sempre buscar coordenar metas e recursos.
O que pretendo que meus alunos desenvolvam/construam? Que recurso pode ser o mais adequado para favorecer o que pretendo atingir? O que este recurso oportuniza?
Abra@os, Iris

Unknown disse...

Olá
Estou utilizando o Orkut como espaço de pesquisa sobre a adolescência. Sou psicóloga e pesquisadora e atuo na área da educação. Penso que o Orkut é um contexto muito rico para conhecermos sobre diferentes temáticas, inclusive sobre o que pensam os alunos de diversas idades sobre as mais diversas temáticas.
Andrea Rapoport (Psicóloga, Docente do Unilasalle e do Cesuca Faculdade Inedi).