30 maio 2007

NOVO TUTORIAL "ORKUT"

Conforme sugestão da Helenita num dos comentários aqui em nosso Blog Colaborativo, a seguir um novo tutorial do ORKUT, agora com imagens bem mais definidas. Acesse SITE e o ppt abaixo...

12 comentários:

Alcione disse...

Amiga Roselene, já conhecendo teu trabalho, este blog não poderia ser de menor qualidade. Estás acompanhada de colegas também muito competentes e criativas.

Visitando este blog, aprendi muito sobre Orkut, e eu sabia muito pouco. Por quê? Porque sou contra (é, faço parte deste grupo), não uso, bloqueei na escola, portanto não deixo alunos usarem. Isto não quer dizer que não tenha (pode?). No início da febre eu fiz o meu e nunca mais abri.
Mesmo sabendo que é uma ferramenta que promove a socialização de forma fácil não penso que tenhamos que expor nossa imagem e características pessoais para todo o mundo. É questão de opinião.

Excelente o trabalho do grupo, bem explicado e orientando de forma clara e precisa quem quiser aprender sobre Orkut.
Gostei da simplicidade e harmonia do blog, não cansa os olhos e é disto que precisamos já que temos que visitar muitos durante nosso trabalho.
Um abraço

Roseclér disse...

Olá colegas, o trabalho de vocês é bem explicativo, gostei do tutorial. Como a colega mencionou sendo contra o orkut, também não sou muito simpatizante, por motivo de minha filha ter sido vítima de má fé desta ferramenta, sempre a alertei sobre a exposição da imagem, até que descobriram sua senha e invadiram sua página, "deturpando". Agora ela não tem mais orkut, graças a Deus.Mas voltando ao trabalho de vocês, está muito bom, explicações claras e também mostrando as vantagens de uso, inclusive na educação. Parabéns ao grupo pelo trabalho!

Eveline Eberle disse...

Olá colegas do Orkut! Boa idéia essa de organizar o tutorial através do slideshare pois ficou bem claro, interessante e ainda utilizou um recurso que aprendemos nesta oficina. Eu particularmente gosto do orkut. Tenho orkut a alguns anos, agora por falta de tempo não tenho acessado, mas assim que terminar este curso vou retomar minhas interações. A comunicação é uma necessidade de todo o ser humano, e parece que com as crianças e adolescentes é ainda maior, este é um dos motivos do grande sucesso do orkut, pois além de um espaço de comunicação/interação, é um espaço de compartilhamento de interesses, vontades, desejos e se bem explorado também de conhecimento. Interessante também as sugestões de uso pedagógico do Orkut. É lógico que tem riscos, principalmente pela exposição pessoal, mas como em tudo, precisamos ter cuidado e estar atento. Um grande abraço. Eveline.

veraselistergomes disse...

Colegas do meu antigo grupo,estou aqui visitando o trabalho de voces e estou encantada com o trabalho que voces fizeram.Contém tdas as orientações para quem quiser usar este forma de comunicação adordando tbem seu uso na educação.Achei mto interessante o comentário feito pela tutora Anice e a postagem deste comentário pelas colegas no blog,foi mto bacana pois nos da a opinião de uma pessoa preparada(psicologa).Colegas parabéns pelo trabalho ,na minha opinião ele retrata toda competência e dedicação de voces.Abraços.

Anônimo disse...

Olá colegas,
O trabalho de vocês está ótimo, bem completo, colocando com clareza os perigos e as vantagens do Orkut.
Quanto ao uso na aprendizagem, não acho necessário, pois existem outras ferramentas que substituem com maior eficácia as vantagens do Orkut e não expõem os alunos aos perigos que a exposição da imagem e de dados tão pessoais acarretam.
Na minha Escola os alunos não podem acessar o Orkut,pois ele é usado somente como entretenimento e comunicação social.
O que mais me preocupa no uso do Orkut nas escola é o fato de que ele é PROIBIDO para menres de 18 anos. Ninguém menciona, mas está nos termos de uso a obrigação de declarar que o usuário é maior de idade.
Eu sei que no nosso país, este tipo de declaração não é levado em consideração, mas não é ético que nós profesores estimulemos os nossos alunos a praticarem falcidade ideológica, ainda mais que sabemos que grande parte dos alunos que estão no ensino básico são menores de idade.
Quanto ao blog, propriamnte dito, é muito bem feito, agradável, com uso de efeitos, links, e cores harmoniosas. O tutorial está muito bem feito.
Um abraço

Suzana Gutierrez disse...

Oi pessoal

Gostei de ver a polêmica nos comentários. Realmente, muitas ferramentas da internet geram bons tópicos para discussão.

Eu penso que toda a situação deva ser analisada como caso especial. E as proibições ou permissões não podem ser absolutas. Cada coisa tem o seu espaço e seu tempo. As situações que se criam podem ser objeto de aprendizagem.
Proibir não acho que seja o caminho, até porque é impossível.

Tenho observado os meus alunos no orkut e vejo que a grande maioria se porta com segurança, espírito crítico e bom senso. Não vejo porque não permitir (educando) que jovens com 13 / 14 anos acessem o Orkut.

Sobre a exposição de dados pessoais a internet é cheia de possibilidades. Experimentem digitar o seu nome completo no google. Ou acessar o Currículo Lattes de alguém. Encontrarão mais informações que no Orkut da mesma pessoa.

O que pega, no caso do Orkut, é o fato de ser uma ferramenta social, sem ambições educativas, por isso a maioria das condenações. Agora, ... a gurisada está lá e usando até com possibilidades educativas.

Estes dias eu assisti uma lição sobre cálculo de juros compostos atravessar os scraps de todo o primeiro ano da escola. Tudo por conta da possibilidade de uma prova que surpresa.

abraço!

Anônimo disse...

Tipo Trokei a senha do meu orkut, e naum peguei a q eles mandaram, naum consigo mais por deu mo rolo, naum sei pra q e-mail eles mandaram a nova senha ...


Bom o Orkut, esta lá, mais n tenho mais acesso a ele, alguem ai sabe se tem como eu exclui ele, de alguma meneira
???? plxz me ajudem

Anônimo disse...

Plxxxx me ajudem a deleta esse orkut q eu naum tenho mais acesso ... Se alguem ai souber alguma menira, de eu exclui ele plx ! me fala ...

Msn: luquinhas_rox_69@hotmail.com

Mary disse...

Queria saber, se teria como vcs me passarem uns HTML para mudar fontes no orkut?? Fonte:Papyrus (TrueType)

Bye!!

mc buiu disse...

Na Boa?
quem perde tempo fazendo tutorial pro orkut?
cara vai procurar oq fazer
mano sei la procura um jogo onlinne
tentar arranjar uma namorada
se mata
escala uma montanha
veio sei la se vira
mais dexa de ser ynuntél

obs: um cara desses jamais tera uma namorada

mc buiu disse...

esqueci
alcione
se mataaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

melhr amiga disse...

adorei esse jeit de te o novo orkut