21 maio 2007

Relatório geral 17/15

Inicialmente o Blog foi construído pó uma das colegas, conforme orientação das professoras do curso. A mesma convidou as colegas do grupo para serem administradoras do blog construído. Na primeira postagem consta a tabela com as participantes do grupo. Durante a semana uma a uma todas as colegas aceitaram o convite para serem autoras do blog colaborativo. A segunda postagem esclareceu sobre o nome “orkut”. Em seguida Aladir postou um comentário e link sobre construções feitas sobre o orkut, neste curso de pós nos Projetos de aprendizagem. Material este muito rico. A Seguir Lúcia postou sobre o que seriam comunidades virtuais no orkut. Dia 18 de maio foi postado um pequeno tutorial, mostrado por imagens, para criar um orkut. Outra postagem consta links que remetem a textos que falam sobre orkut, suas dúvidas, seu perigo e o que ele representam. Seguindo pode-se verificar mais links que remetem a orkut com comunidades ligados a educação. Outras Postagens referem-se a atividades a serem realizadas pelo grupo e as que faltam. Para situar nossa caminhada para as professoras do curso, foi postado nominalmente as componentes que efetivaram ou não postagens no blog para socialização e construção das aprendizagens, referente ao Orkut, propostas por este PROA 17 relativa a primeira semana de trabalho em grupo. A proposta de pesquisa segue com uma indicação de link que leva a uma lista de discussão sobre o tema aqui pesquisado. Com mais uma colaboração da colega Aladir podemos ver o que nos é falado sobre as comunidades no orkut.

Colegas, acredito ser muito importante a participação de todas nós aqui no blog, colocando nossas aprendizagens, angústias, conquistas, enfim, socializarmos para que mais colegas possam ter acesso ao material buscado. Observando as dicas e orientações das professoras vejo este ambiente como um livro aberto para que outros saibam que muito podem contribuir para aprofundarmos sobre o tema, o qual estamos buscando conhecer mais. Um pouco de Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia pg. 32 " Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade". É por aí!!!

2 comentários:

Lúcia disse...

Olá Roselene,
Vc foi bastante coerente na postagem do relatório do grupo.

Busquei no Google por sites que falem sobre o uso educacional do orkut, mas não encontrei nada significativo, a não ser o que a Aladir postou sobre um Forum do próprio Eproinfo.

Simone Poglia disse...

O, colegas! Muito interessante a forma como vocês estão propondo os trabalhos, sempre levando em conta os dois lados de sua utilização: vantagens e riscos. Volto por aqui pra conhecer mais um pouquinho sobre ele. Abraços, Simone