23 maio 2007

Uso Educacional do ORKUT

Após pesquisar muito sobre esta ferramenta virtual, registro abaixo o resultado de minhas leituras em relação ao:

USO DO ORKUT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

1.HISTÓRICO
O orkut é uma comunidade virtual afiliada ao Google, criada em 22 de janeiro de 2004 e, tem como objetivo ajudar seus membros/ usuários a criar novas amizades, manter relacionamentos e acessar comunidades em busca de novas informações e troca de experiências conforme o assunto de sua preferência.
O nome dado a esta comunidade virtual,, “ORKUT”, é originado no projetista chefe, Orkut Büyukkokten, engenheiro do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social.

OBJETIVO
O objetivo principal do orkut é promover uma maior socialização entre as pessoas, contribuindo par a troca de informações e conhecimentos.

FORMAS DE UTILIZAÇÃO
Cada usuário do orkut possui uma conta e um perfil. Apenas pode criar uma conta aquele que é convidado por um usuário. No perfil estão algumas característica pessoais, como descrições físicas, listas de livros e músicas, um texto de apresentação, etc. Além disso, cada usuário pode colocar como seus “amigos” outros usuários. Neste aspecto, o orkut é um grande banco de dados sobre quem é amigo de quem, ou seja, sobre a rede de amizades.
Também existem no orkut comunidades, as quais são formadas por grupos de pessoas que dispõem de uma página exclusiva da comunidade para iniciar tópicos de discussão. Muitas pessoas apenas entram nas comunidades porque acham o nome ou a proposta atrativa, ou ainda porque a comunidade representa um aspecto de sua personalidade.

POSSÍVEIS ATIVIDADES DE UTILIZAÇÃO DO ORKUT EM ATIVIDADES ESCOLARES
- Criação de comunidades contendo conteúdos a serem discutidos pelos alunos em sala de aula, envolvendo temas transversais como: sexualidade, drogas, etc. Sendo que estas discussões devem ser mediadas pelo professor ( informação/ conhecimento);

- Debate em sala de aula sobre a diversidade de pessoas que utilizam o orkut, analisando os perfis aos quais os jovens e adolescentes se identificam.

ANÁLISE DO USO EDUCACIONAL DO ORKUT
O orkut oferece muitas formas de interação com diversas pessoas, estimulando assim o contato com a diversidade social, sendo que as pessoas que o utilizam são das mais variadas culturas e personalidades .
Uma possível limitação no uso do orkut em ambientes pedagógicos é que o mesmo não oferece assuntos de cunho científico e é apenas uma ambiente virtual, sendo que a escola precisa ter um ambiente informatizado e professores capacitados para o corrente uso deste em sala de aula.
As oportunidades encontradas em usar o orkut são voltadas ao estímulo dos alunos em fazer uma rede de amigos e se manter informado pelo assunto de seu interesse. A utilidade pedagógica é aliar conteúdo X interação, fazendo com que os alunos conheçam os diferentes ambientes/comunidades que são discutidos tais temas. A prática também se alia a informação a ser mediada e transformada em conhecimento.
Penso que para a educação, o orkut é mais uma proposta que pode tornar o processo ensino/ aprendizagem mais significativo e contribuir para a inclusão digital, sendo esta também mais uma forma, apesar de limitada, de integrar tecnologia e educação.





13 comentários:

Adriane Schmidt de Souza disse...

Pessoal, o assunto abordado por vocês é muito interessante e extremamente atual. Durante a nossa experiência nas escolas o maior entrave relacionado aos alunos foi o acesso ao orkut e msn. Utilizá-lo como ferramenta pedagógica e educacional é um hiper desafio! Continuarei ligada ao trabalho do grupo. Sucesso.

Roselene disse...

Lucia Oi! Muito importante suas buscas principalmente referente a educação que é o referencial em nossa atividade como professoras que somos.Atualmente não é mais necessário ser convidado para fazer parte do Orkut, é só seguir os passos postados abaixo. Abraço.

Margarete Inêz dos Santos disse...

Olá colegas!O assunto que vocês estão pesquisando é muito interessante pois os jovens, tanto das classes populares como os de class mais alta , todos tem o orkut como uma ferramenta indispensável em suas vidas. Porque não explorá-la para fins educacionais? Como atividade dfinal do proa 12, criei uma enquete na comunidade da escola onde eles precisavam deixar sua opinião sobre o bloqueio do orkut na escola. Os alunos acharam estranho a princípio acessar o orkut para uma atividade diferente, mas participaram efetivamente respondendo e deixando sugestões.O trabalho do grupo de vocês está ficando bem interessante. Um abraço. Margarete.

Unknown disse...

Marta P Almeida:
Olá gostaria de saber se existe alguma escola que já trabalha como o orkut e se existe quais são?

Anônimo disse...

Sou diretora de escola e venho utilizando o orkut como um instrumento de gestão escolar, gostaria de saber se já possuem alguma coisa a respeito?

Anônimo disse...

Sou diretora de escola e venho utilizando o orkut como um instrumento de gestão escolar, gostaria de saber se já possuem alguma coisa a respeito?

carlos disse...

Olá pessoal percebo o trabalho de vcs em um nível excelente de fomentação e possibilidade de poder efetuar a conexão entre as mídias tecnologicas e os processos pedagogicos. continuem nessa linha.
Eu sou estudante do curso de pedagogia e tive a oportunidade de dar uma lida no material exposto no ambiente.

Betty Santos disse...

Concordo que qualquer espaço criado com o objetivo da facilitar a compreensão das pesquisas virtuais principalmente na educação,contribui significativamente para que os alunos tenham oportunidade de ampliar seus conhecimentos e compartilhá-lo com muitas pessoas.O espaço do ORKUT, que atrai principalmente os jovens está ficando ada vez melhor estruturado.

Anônimo disse...

Olá Professores.
Sou da revista Profissão Mestre e estou, justamente, fazendo uma matéria sobre o uso do orkut na educação.
Será que algum de vocês poderia me dar uma entrevista com dicas de didáticas no orkut e como o professor poder ciar um perfil adequado?
O site da revista é: www.profissaomestre.com.br
Muito obrigada!

Anônimo disse...

E foi pensando assim que criei o meu blog. Entre no Google e acesse LEMBRETE PEDAGÓGICO, um canal de comunicação não só entre os alunos da Turma de Pedagogia da UNICID, bem como para os profissionais da educação. "LEMBRETE PEDAGÓGICO", assumindo um compromisso com a educação para que o futuro da nação, seja bem mais reflexivo, inclusivo, dinâmico e democrático. Traga suas idéias e junte-se aos grandes pensadores! Divulque, comente e participe!!!

Ivetesr disse...

Olá, Pessoal!

Estou iniciando na função de O.T. do meu colégio e gostaria de dicas para utilizar o Orkut ou outra ferramenta virtual como ferramenta pedagógica.
Abs.

Silvia Carla disse...

Olá meninas. Gostei muito de ler a abordagem de vocês em relação ao uso do orkut como ferramenta pedagógica. Estou elaborando um projeto de intervenção para trabalhar com esse tema em sala de aula com a disciplina Orientação sexual. Em meu blog vou abrir espaços para a construção coletiva desse projeto. Vcs tem alguma sugestão? Acessem meu blog e contribuam: jeitinhopedagogico10.blogspot.com

josiane disse...

Ola eu sou a josiane estava pesquisando um pouquinho sobre a febre que e no mundo inteiro o famoso orkut eu ainda nao tenho mais ja tive e acho muito viciante queria saber uma opniao suas se eu devo retorna outra vez ao mundo de redes sociais?