24 maio 2007

Uma visita significativa em nosso blog colaborativo

Recebemos a visita da Profª Anice, a qual é tutora do PROA e usuária do Orkut. Por ter achado super interessante seu comentário é que resolvi postá-lo aqui, sendo que traz um foco sobre as "possibilidades do orkut" que ate o momento de nossas pesquisas ainda não havia sido abordado. Seu comentário diz o seguinte:
"Sou tutora do PROA e usuária do orkut desde maio de 2004. Posso dizer que vcs conseguiram descrever bem os objetivos, riscos e vantagens do orkut. Sou psicóloga e fiz um artigo em 2005 sobre o orkut (qd ainda estava na graduação). O título é "Orkut: a tirania do intimismo e o desejo de celebridade". O artigo se baseia na seguinte pergunta: O que leva uma pessoa a desejar tão intensamente ser uma celebridade e no que o orkut contribui para que isso ocorra? O artigo aborda as novas formas de relações na contemporaneidade, as quais são marcadas pela possibilidade de relacionamento com imagens, que não precisam necessariamente ser fidedignas ao sujeito. Relato que o orkut viabiliza tanto o desejo de ser celebridade, bem como o estabelecimento de uma nova forma de relação consigo mesmo e com o outro no ambiente virtual. O orkut propicia uma oportunidade de sair do anonimato e tornar-se celebridade, ao disponibilizar sua imagem e suas características pessoais para todo o mundo. O orkut permite que o sujeito torne-se célebre sem precisar de grandes performances para se tornar conhecido. O que vcs acham disso? Concordam ou não? Um abração, tutora Anice. 24/05/07 02:27 "

Agradeço em nome de nosso grupo sua visita.Seu artigo traz um foco muito interessante o "desejo de ser celebridade". Realmente o orkut insere a pessoa no mundo virtual saindo do anonimato, onde muitas vezes, como você mesma mencionaou "sem precisar de grandes performances para ser conhecido", expondo muitas vezes imagens e perfis ilusórios e não fidedignos.Muito interessante, concordo plenamente!

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Oi, Lúcia e colegas! Fiquei bem contente com a postagem que fizeste! Que bom terem gostado da minha contribuição. Qq coisa, estou à disposição. Bjão, Anice.