23 maio 2007

17/17 Conclusão

Contribuindo ao que a colega Aladir colocou venho aqui acrescentar o que poderia ser a conclusão. Sei que retomaremos depois.

Conclusão:Percebemos que o Orkut se apresenta como um meio para se entrar em contato com outras pessoas, sejam amigos, conhecidos, ex-colegas, enfim nesta rede social se pode compartilhar as fotos, se falar de sua profissão, de seu dia a dia, de seus amores e dissabores, saber que esta pessoa pode estar presente em sua vida, mesmo sendo através da internet. Ele encanta principalmente os adolescentes e jovens que o utilizam para pequenos recados e para verem as fotos, isso podemos constatar em nossas escolas. Por isso se faz importante, nós como educadores, aprendamos a utilizar esta ferramenta para aprendermos a lidar com os alunos na utilização consciente e crítica dos benefícios e perigos que esta rede pode oferecer.

8 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, pessoal! Resolvi dar uma olhadinha no trabalho de vcs! Está mto legal! Sou tutora do PROA e usuária do orkut desde maio de 2004. Posso dizer que vcs conseguiram descrever bem os objetivos, riscos e vantagens do orkut. Sou psicóloga e fiz um artigo em 2005 sobre o orkut (qd ainda estava na graduação). O título é "Orkut: a tirania do intimismo e o desejo de celebridade". O artigo se baseia na seguinte pergunta: O que leva uma pessoa a desejar tão intensamente ser uma celebridade e no que o orkut contribui para que isso ocorra? O artigo aborda as novas formas de relações na contemporaneidade, as quais são marcadas pela possibilidade de relacionamento com imagens, que não precisam necessariamente ser fidedignas ao sujeito. Relato que o orkut viabiliza tanto o desejo de ser celebridade, bem como o estabelecimento de uma nova forma de relação consigo mesmo e com o outro no ambiente virtual. O orkut propicia uma oportunidade de sair do anonimato e tornar-se celebridade, ao disponibilizar sua imagem e suas características pessoais para todo o mundo. O orkut permite que o sujeito torne-se célebre sem precisar de grandes performances para se tornar conhecido. O que vcs acham disso? Concordam ou não? Um abração, tutora Anice.

Lúcia disse...

Oi Anice,
Agradeço em nome de nosso grupo sua visita.
Seu artigo realmente traz um foco muito interessante o "desejo de ser celebridade". Realmente o orkut insere a pessoa no mundo virtual saindo do anonimato, onde muitas vezes, como vc mesmo mencionaou nenhuma performance é exigida, expondo muitas vezes imagens e perfis ilusórios e não fidedignos.
Muito interessante, concordo plenamente.

Ilane Cichelero disse...

Olá colegas! Estou dando uma "olhadinha" no trabalho de vocês, Orkut é um site bloqueado na minha escola e no trabalho do meu marido. Vocês conseguiram destacar o lado bom deste recurso,não só na educação como na vida das pessoas. Parabéns pela abordagem. Desejo a todas um bom trabalho. Ilane

Márcia Lisiane Knop Ferron disse...

Oá meninas do ORKUT, sou usuária do ORKUT mas não acesso muito seguido, pois como vocês também estão vivenciando, não temos tempo para mais nada. Foi bem abordado pelo trabalho os pontos positivos e negativos, inclusive gostaria de deixar aqui o registro de um fato que ocorreu em meu município: um rapaz teve seu ORKUT clonado ou copiado (não sei ao certo)e está cópia manipulada por alguém ficava mandando recados indecentes às pessoas, bem como convidando para fazer parte de comunidades que faziam alusão à prostituição e tudo mais. O rapaz ficou traumatizado e família se incomodou um monte pelos constrangimentos causados, até o que eu fiquei sabendo, ainda não consguiram excluir aquele usuário cópia. Sempre tem alguém querendo fazer mal aos outros e causar transtornos. O trabalho de vocês está uma jóia, parabéns. Abraços da colega Márcia Ferron.

Lúcia disse...

Olá Roselene,

Gostei da conclusão aqui postada por vc.
Abaixo fiz uma postagem sobre o "uso educacional do orkut" creio que poderá ser agregada a esta conclusão mais algumas idéias baseadas nesta postgem.
O que vc acha?

DEONILA disse...

Visitando o blog colaborativo,observei que é um trabalho bastante cooperativo e participativo, destacando a pesquisa em sites de busca. Onde coloca a importância do mesmo para os jovens e sdultos, sendo esta uma ferramenta bastante exploradoa por eles onde éla é destinada a maigos online, tonrnado a vida social e a de seus amigos mais atrativa e estimulante. Pretendo contribuir com o grupo através da realização do cadastro, fazendo assim parte deste admirável turorial .

Roselene disse...

Lúcia e Aladir Oi! Esta atividade 17/17 é o rascunho da 17/23? No meu entender penso que sim, no caso agora teríamos que rever pois temos mais descobertas feitas e postadas aqui que de certa forma, vem acrescentar ao nosso trabalho de pesquisa.

Eloice disse...

Gurias! Visitando e comentando...
http://educaorkut.blogspot.com/
É um blog que apresenta um conteúdo bastante variado com o histórico, da origem e dos objetivos do Orkut.

Esse ambiente de rede é constituído por “comunidades” ou grupos que se subdividem, se interligam e se reagrupam por áreas de estudo, de discussão, de relacionamento, de interesse, promovendo trocas de informações e podendo gerar conhecimentos.

O blog colaborativo apresenta endereços de grupos de discussão ligados à educação.

Na visualização dos slides do tutorial a tela é ampliada levando ao ambiente do slideshare. Isso também aconteceu com as fotos dos alunos do meu PA na escola na publicação do Bubbleshare dentro do meu Wiki.

Tenho ressalvas pessoais ao uso dessa ferramenta pelo risco da preservação da privacidade e segurança.
A ética e os valores são uma premissa básica para um trabalho educacional.
No ambiente do Orkut é questionável a integridade de todos os usuários.
Abraço,
Eloice.