29 maio 2007

Sitio do Governo de SP

Programa acessa São Paulo de Inclusão Digital.
Sitio do Governo do Estado de São Paulo
Neste site encontraremos numerosos links para "comunidades construtivas" no Orkut, ligados a diferentes áreas educativas. Confira clicando aqui.
São as mais diferentes áreas como por exemplo: história, libras, animais, deficientes físicos, direitos himanos, preconceito etc.

8 comentários:

Sirlei disse...

Olá colegas do grupo orkut das colegas Roselene, Lúcia e Aladir! Orkut é algo que em termos de educação se tem os prós e os contra. Cabe a cada um tirar suas próprias conclusões. Só que não podemos fugir desta sensação que ele é no momento. Até eu tenho orkut. Parabéns! Um abraço: Sirlei-Vacaria

Roselene disse...

Olá Aladir e Lúcia! De acordo com a atividade 17/19 iniciei olhando os comentários da atividade 17/18 dos blogs da Resecler até Adriane de Souza, quem sabe agora vocês dividem as visitas ao restante dos blogs das colegas. Em dias postarei o que o grupo que observei comentou... Que vocês pensam? Alguém tem outra idéia? Abraço.

Helenita Leal disse...

Garotas vcs esqueceram de sinalizar algumas atividades, por exemplo a atividade 17/14. Não consegui encontrar a atividade 17/17. Encontrei algumas postagens soltas que, apesar do conteúdo excelente, não sei em qual atividade se encaixa.
Muito original e de significação a pesquisa de opiniões a respeito da utilidade e uso do orkut onde foram destacados os pontos positivos e negativos dessa ferramenta.
Tentei acessar a lista de discussão sobre o orkut no endereço sugerido, mas dá a mensagem :” Bandwidth Limit Exceeded” que ainda não sei o que significa.
Gostei muito do Tutorial, eu que uso o orkut, achei a descrição esclarecedoras, porém o “printScrn” das telas não ficou legível, talvez, fosse interessante elaborar só a parte da figura, referente à descrição do slide.
O Tutorial foi apresentado utilizando a ferramenta slideshare numa página à parte o que achei original e de fácil acompanhamento já que não está inserido num texto o que permite maior concentração ao analisá-lo.

Lúcia disse...

Olá colegas Roselene e Aladir!
Conforme a colega Roselene propôs em seu comentário em relação a atividade Proa 17/19, darei continuidade às VISITAS aos Blogs da Eveline até Deolina.
Sugiro então que Você Aladir, continue analisando os demais.
OK!
Quanto ao tutorial, vou refazê-lo para melhorar as imagens, conforme propôs Helenita em seu comentário.

Roselene disse...

Colegas, postei no meu blog sobre as observações das colegas que comentaram sobre o Orkut, em seus blogs. Muitas delas nada postaram, até ontem, dia 29 só as que citei. Não sei a melhor forma de apresentar essa síntese neste blog. Temos somente até dia 2 para fazer isso. Quanto a versão final!!! mais isso, mas um a um a gente consegue fazer. Abraço.

Taninha disse...

Olá colegas do ORKUT!
Estou um pouco atrasada com a minha postagem sobre o trabalho de vocês, mas posso dizer que ficou ótimo, principalmente a elaboração do novo tutorial. Vejo esssa ferramenta como muito importante para professores e alunos, que podem criar comunidades, debeter, discutir temas, recebendo colaboração de muitas pessoas, o que produz construção de conhecimento em ambientes colaborativos, é só saber conduzir.
Beijos a todas!!!!!

Iris disse...

Olá, pessoal

Vocês chegaram a visitar estas comunidades?
Como a notícia é veiculada por um programa oficial, podemos ter a falsa impressão de que o material lá contido é extremamente importante e interessante.
Fui até lá e vejam o que encontrei:
No grupo de preservação do Meio Ambiente:
CONVITE !!!!! 1 postagem 18/05/07
Deixem uma Frase marcante aqui. 3 postagens 18/05/07
Entrem Divulguem!!! 1 postagem
17/05/07
OECOAMBIENTAL 1 postagem 27/04/07
E se por acaso, entrassemos em extinção? 3 postagens 20/04/07
No grupo APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS
RECEITAS DE INVERNO: Para espantar o frio 50 postagens
BAÚ DA SHEILA 354 postagens com receitas
Combinações Felizes 57 postagens com receitas
DICAS DE CONGELAMENTO 79 postagens.
Neste espaço a autora alimenta o que seria um espaço de discussão, com eventuais entradas de outras pessoas.
Grande parte das indicações tem entre 1 e 3 postagens em cada tópico, a não ser que o autor poste muito. Em outros, como a comunidade Melhores Livros / Literatura vemos um forum com 301 postagens, mas ninguém conversa com niguém: cada um entra e responde à questão: LÊ OU FECHA?
Até mesmo a comunidade Linux Brasil, que costuma ter ferrenhos defensores tem um fórum com 5 tópicos onde o máximo de postagens chega a 25.
Portanto, sugiro que sempre que fizerem uma indicação, busquem também analisá-la. Evidentemente, não consegui percorrer todos os espaços sugeridos, mas já podemos ter uma vaga idéia do que se pode esperar por lá e também das indicações feitas, sem nenhuma análise parece, pelos monitores do AcessaSP.
Abra@os, Iris

Roselene disse...

Olá prof Iris!
Realmente quanto mais conheço o orkut mais me decepciono e percebo que por mais pomposo que possa parecer ele se apresenta restrito aos que possuem orkut, e vazio na fundamentação teórica. Quanto a servir para a educação não estou conseguindo confiar, até porque ele se destina a maiores de 18 anos. A palavra fórum no orkut não combina com um lugar para discussão, mas um lugar que se propõe para ser discutido sobre algo mas que fica no início pois não tem meio nem fim. E esse início muitas vezes não é nada significativo. Penso ser importante postar aqui o que parece ser significativo mas não é. Acredito que esta postagem representa tirar a máscara e mostrar a realidade,claro que, para quiser ver. Abraço.